MD SERVIDORES CLOUD

O que é Bitcoin?

Bitcoin é uma rede que funciona de forma consensual onde foi possível criar uma nova forma de pagamento e também uma nova moeda completamente digital. É a primeira rede de pagamento descentralizada (ponto-a-ponto) onde os usuários é que gerenciam o sistema, sem necessidade de intermediador ou autoridade central. Da perspectiva do usuário, Bitcoin funciona como dinheiro para a Internet. Bitcoin também pode ser visto como o mais promissor sistema de contabilidade de entrada tripla existente.

Quem criou o Bitcoin?

Bitcoin é a primeira implementação de um conceito chamado de "cripto-moeda", que foi descrita pela primeira vez em 1998 por Wei Dai na lista de discussão cypherpunks, sugerindo a idéia de uma nova forma de dinheiro que usa criptografia para controlar sua criação e as transações, ao invés de uma autoridade central. A primeira especificação do Bitcoin e prova de conceito foi publicado em 2009 em uma lista de criptografia por Satoshi Nakamoto. Satoshi deixou o projeto no final de 2010, sem revelar muito sobre si mesmo. A comunidade desde então tem crescido exponencialmente com muitos desenvolvedores trabalhando em Bitcoin.

O anonimato de Satoshi frequentemente levantou preocupações injustificadas, muitos dos quais estão ligados a incompreensão da natureza open-source de Bitcoin. O protocolo e software Bitcoin são publicados abertamente e qualquer desenvolvedor em todo o mundo pode rever o código ou fazer a sua própria versão modificada do software Bitcoin. Assim como os desenvolvedores atuais, a influência de Satoshi limitou-se às mudanças que ele fez sendo adotada por outros e, portanto, ele não controlou Bitcoin. Como tal, a identidade do inventor do Bitcoin é provavelmente tão relevante hoje quanto a identidade da pessoa que inventou o papel.

Quem controla a rede Bitcoin?

Ninguém é dono da rede Bitcoin muito como ninguém possui a tecnologia por trás do e-mail. Bitcoin é controlada por todos os usuários do Bitcoin ao redor do mundo. Enquanto os desenvolvedores estão melhorando o software, eles não podem forçar uma mudança no protocolo do Bitcoin, porque todos os usuários são livres para escolher o software e versão que eles usam. A fim de permanecer compatíveis uns com os outros, todos os usuários precisam usar o software em conformidade com as mesmas regras. Bitcoin só pode funcionar corretamente com um consenso total entre todos os usuários. Portanto, todos os usuários e desenvolvedores têm um forte incentivo para proteger este consenso.

Bitcoin é uma bolha?

Um aumento rápido no preço não constitui uma bolha. Uma supervalorização artificial que conduzirá a uma correção descendente súbita constitui uma bolha. Escolhas baseadas em ação humana individual por centenas de milhares de participantes do mercado é a causa para o preço do bitcoin flutuar a medida que o mercado busca a descoberta de preço. Razões para mudanças no sentimento podem incluir uma perda de confiança no Bitcoin, uma larga diferença entre valor e preço não baseada nos fundamentos da economia Bitcoin, cobertura de imprensa aumentada estimulando demanda especulativa, medo de incerteza e, à moda antiga, exuberância irracional e ganância.

Bitcoin é um esquema Ponzi ou Pirâmide?

Um esquema Ponzi é uma operação de investimento fraudulenta que paga retornos ao seus investidores com seu próprio dinheiro, ou com o dinheiro de investidores subsequentes, ao invés de lucros obtidos pelas pessoas que gerenciam o negócio. Os esquemas Ponzi são feitos para entrar em colapso aos custos dos últimos investidores quando não houver mais novos participantes.

Bitcoin é um projeto de software gratuito sem autoridade central. Consequentemente, ninguém está em posição de realizar representações fraudulentas sobre o retorno de investimentos. Como qualquer outra moeda como o ouro, o Dólar Norte-Americano, Euro, Yen etc., não existe garantia de que o poder de aquisição e a taxa de troca flutuem livremente. Isto nos leva a volatilidade, onde proprietários de bitcoins podem imprevisivelmente fazer, ou perder, dinheiro. Além da especulação, Bitcoin também é uma forma de pagamento prestativa e de atributos competitivos que está sendo utilizada por milhares de usuários e negócios.

Como são criados bitcoins?

Novos bitcoins são gerados através de um processo competitivo e descentralizado chamado "mineração". Esse processo consiste na recompensa dada aos usuários pelos seus serviços. Os "mineiros" de Bitcoin estão processando transações e fazendo a rede segura usando hardware especializado e coletando novos bitcoins em troca.

O protocolo Bitcoin foi projetado de uma forma que os novos bitcoins são criados em uma proporção fixa. Isto faz com que a mineraçao de Bitcoin seja um negócio muito competitivo. Quando mais mineradores se juntam à rede, se torna cada vez mais difícil gerar lucro e os mineradores precisam buscar eficiência para cortar seus custos operacionais. Nenhuma autoridade central ou desenvolvedor tem qualquer poder de controlar ou manipular o sistema para aumentar seus lucros. Cada nó de Bitcoin no mundo todo irá rejeitar qualquer coisa que não esteja de acordo com as regras que se espera que o sistema siga.

Bitcoins são criados em uma taxa decrescente e previsível. O número de novos bitcoins criados cada ano é automaticamente reduzido pela metade com o passar do tempo até que a emissão seja completamente suspensa com um total de 21 milhões de bitcoins existentes. Neste ponto, os mineradores de Bitcoin provavelmente serão suportados exclusivamente por numerosas pequenas taxas de transação.

Como é que a mineração de bitcoin funciona?

Qualquer um pode se tornar um mineiro de Bitcoin executando software com hardware especializado. Software de Mineração ouve transações transmitidas através da rede ponto a ponto e executa tarefas apropriadas para processar e confirmar essas transações. Mineiros de Bitcoin realizam esse trabalho, porque eles podem ganhar comissões de transação pagas pelos usuários para o processamento mais rápido das transações, e bitcoins novos são emitidos de acordo com uma fórmula fixa existente internamente.

Para novas transações serem confirmadas, elas precisam ser incluídas em um bloco juntamente com uma prova matemática de trabalho. Tais provas são muito difíceis de serem geradas porque não há um jeito de se criá-las a não ser através da tentativa de realizar bilhões de cálculos por segundo. Isso requer que mineradores realizem tais cálculos antes que seus blocos sejam aceitos pela rede e antes de serem recompensados. À medida que mais pessoas começam a minerar, a dificuldade de encontrar novos blocos válidos é automaticamente aumentada, para garantir que a média de tempo para encontrar um bloco permaneça igual a 10 minutos. Como resultado, a mineração é um negócio altamente competitivo onde nenhum indivíduo minerador pode controlar o que é incluído na block chain.

A prova de trabalho também é projetada para depender do bloco anterior para forçar uma ordem cronológica na block chain. Isso torna exponencialmente difícil de reverter operações anteriores, pois isso exige o recálculo das provas de trabalho de todos os blocos subsequentes. Quando dois blocos se encontram ao mesmo tempo, os mineiros trabalham sobre o primeiro bloco que receber e exibem a cadeia mais longa de blocos logo que o bloco seguinte é encontrado. Isso permite que a mineração garanta e mantenha um consenso global com base no poder de processamento.

Mineiros de Bitcoin não são capazes de enganar, aumentando a sua própria recompensa, nem processar transações fraudulentas que poderiam corromper a rede Bitcoin, porque todos os nós Bitcoin rejeitariam qualquer bloco que contenham dados inválidos de acordo com as regras do protocolo Bitcoin. Consequentemente, a rede continua a ser segura, mesmo que nem todos os mineiros de Bitcoin possam ser confiáveis.

Como a mineração ajuda a manter a segurança do Bitcoin?

A mineração cria o equivalente a uma loteria competitiva que torna muito difícil para qualquer um adicionar consecutivamente novos blocos de transações na cadeia de blocos. Isso protege a neutralidade da rede, impedindo que qualquer indivíduo ganhe o poder de bloquear determinadas transações. Isso também impede que qualquer indivíduo substituia partes da cadeia de blocos para reverter seus próprios gastos, o que poderia ser usado para fraudar outros usuários. A mineração torna exponencialmente mais difícil de reverter uma transação passada, exigindo a alteração de todos os blocos seguintes a esta transação.

O que eu preciso para começar a minerar?

Nos primórdios do Bitcoin, qualquer pessoa poderia encontrar novos blocos usando a CPU do seu computador. Quando mais e mais pessoas começaram a minerar, a dificuldade em encontrar novos blocos cresceu gradativamente ao ponto de apenas hardwares especializados com ótimo custo-benefício de mineração serem usados hoje.

Exemplos de Hardware de Mineração:

AntMiner S7

AntMiner S7 Bitcoin Miner

AntMiner S9

AntMiner S9 Bitcoin Miner

Avalon6

Avalon6 Bitcoin Miner

BITCOIN CASH - BCH | BCC

O Bitcoin Cash (BCH) é uma versão duramente bifurcada do Bitcoin original BTC. É semelhante ao bitcoin em relação ao seu protocolo; Prova de trabalho SHA-256 hashing, e possui 21,000,000 de unidades disponível, mesmo tempo de bloqueio e sistema de recompensa.
No entanto, duas diferenças principais são os limites de blocos, a partir de agosto de 2017, a Bitcoin possui um limite de blocos de 1MB, enquanto o BCH propõe blocos de 8MB. Além disso, o BCH irá ajustar a dificuldade a cada 6 blocos em oposição a 2016, como acontece com o Bitcoin.

A Bitcoin Cash é uma proposta do grupo de mineração viaBTC e do grupo de mineração Bitmain para realizar um UAHF (Fugitivo habilitado pelo usuário) em 1º de agosto às 12:20 UTC.
Eles rejeitaram o consenso acordado (também conhecido como BIP-91 ou SegWit2x) e decidiram conquistar o bloco de bitcoin original e criar esta nova versão chamada "Bitcoin Cash". O Bitcoin Cash pode ser reivindicado pelos proprietários do BTC que têm suas chaves privadas ou armazenam seus Bitcoins em um serviço que dividirá o BCH para o cliente.

BITCOIN GOLD | BTG

O que é o Bitcoin Gold?
Bitcoin Gold é um garfo da cadeia de bitcoins. Criado no bloco 491407 (12 de novembro de 2017), os mineiros Bitcoin Gold começarão a criar blocos com um novo algoritmo de prova de trabalho, o que causou uma bifurcação da cadeia de bits Bitcoin. O bloco do Bitcoin original continua inalterado, mas um novo ramo da cadeia de blocos se separará da cadeia original. O novo ramo é uma cadeia de blocos distinta com o mesmo histórico de transações que a Bitcoin até o garfo, mas depois diverge dela. Como resultado desse processo, nasce uma nova criptografia.
Qual é o propósito do Bitcoin Gold?
O objetivo do Bitcoin Gold é tornar a mineração Bitcoin descentralizada novamente. A visão idealista de Satoshi Nakamoto de "um CPU um voto" foi substituída por uma realidade em que a fabricação e distribuição de equipamentos de mineração se tornou dominada por um número muito pequeno de entidades, algumas das quais se envolveram em práticas abusivas contra mineradores individuais e a rede Bitcoin como um todo. Ao mudar o algoritmo de prova de trabalho do Bitcoin do SHA256 para o Equihash, todos os equipamentos de mineração SHA256 especializados serão obsoletos para a mineração do bloco de bits Bitcoin Gold. Assim, a Bitcoin Gold proporcionará uma oportunidade para inúmeras novas pessoas em todo o mundo para participar do processo de mineração com hardware de consumo amplamente disponível que é fabricado e distribuído por corporações convencionais respeitáveis. Uma infra-estrutura de mineração democrática mais descentralizada é mais resiliente e mais em consonância com a visão original de Satoshi.

Posso obter Bitcoin Gold?
O método de distribuição de moeda inicial Bitcoin Gold (BTG) é quase exatamente o mesmo usado pelo garfo Bitcoin Cash de 1 de agosto. Todos os que tiveram Bitcoin quando o bloco 491406 foram extraídos receberam automaticamente Bitcoin Gold à taxa de 1 BTC = 1 BTG. (Se você tivesse 20 BTC no momento do garfo, agora você também tem 20 BTG.)

BITCOIN NA MÍDIA

REDE GLOBO - G1 - JORNAL NACIONAL - Cotação da bitcoin, moeda virtual, valoriza mais de 900% em 2017

RECORD TV - R7 - Entretenimento - Saiba o que é e como funciona a moeda virtual bitcoin

BAND - Jornal da Band - Bitcoin, pode ser movimentado sem intermediário entre pessoas em qualquer lugar do mund

UOL - GIZMODO - Tudo Sobre Bitcoin

INFOMONEY - Bitcoin é o novo ouro, diz Forbes: moeda é a queridinha dos investidores contra tensão global

FORBES - Entenda como o bitcoin e outras moedas digitais já valorizam mais de 870%

CNN - Las razones por las que el Bitcoin ha duplicado su valor en un mes

COIN TELEGRAPH - Bolha Bitcoin é 'OK', mas voltará mais forte, diz NEO à mídia

NASDAQ - Bitcoin Investment Trust Stock Chart

GUIADOBITCOIN - Japão, o lar das criptomoedas: mais 4 exchanges são aprovadas por agência reguladora



Fontes: bitcoin.org, bitcoinmining.com, bitcoingold.org, bitcoincash.org, cryptocompare.com